quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Guitar Planet: "Quem são os mestres do riff da era moderna?"

David Hayter do site Guitar Planet escreveu um artigo bastante interessante onde debate quem são os "mestres do riff" da era moderna.
Neste artigo eles mencionam quatro guitarristas: Jamie Cook dos Arctic Monkeys, Dan Auberbach dos The Black Keys, Simon Neil dos Biffy Clyro, Matt Bellamy dos Muse e, claro, Synyster Gates dos Avenged Sevenfold.
Abaixo segue a tradução do que eles disseram sobre o Syn:

A razão pela qual é tão complicado destacar os mestres do riff dos tempos modernos é que, no cenário atual, certos guitarristas destacam-se imenso em determinada altura e depois desaparecem. Os fãs de música Indie certamente que se lembram dos riffs dos Franz Ferdinand no início dos anos 2000, numa altura em que eles dominavam as pistas de dança da Europa, mas não hoje em dia. Da mesma forma, o Metal tem suportado uma década de falsas estrelas com bandas a ameaçar tornarem-se na próxima grande cena, mas recuam antes de atingirem o patamar que os Franz atingiram no Indie.

14 anos depois da virada do milénio é tentador rotular Daron Malakian (System Of A Down) ou Mick Thompson (Slipknot) como as máquinas líderes dos riffs. De qualquer das formas, embora estes guitarrista sejam fenomenais, eles já parecem fazer parte da mobília e não de algo atual. As luzes líderes de uma geração já passaram. Synyster Gates e os Avenged Sevenfold, por outro lado, ainda parecem ser uma tempestade a aproximar-se: a única banda capaz de fugir ao milieu do metal e apostar na sua pretensão à imortalidade.

Claro que ajuda o facto de o seu material ser cada vez melhor. Tendo começado com riffs em que a sua teatricalidade os distinguia, hoje em dia Gates parece contente em impressionar a sua audiência com peso que faz tremer a terra. Os riffs do álbum de 2013 "Hail To The King" são pura simplicidade, mas a forma como a sua rudimentar brutalidade contrasta com o leve dedilhar delicado da segunda guitarra é simplesmente divino.

Comentários
Facebook Comments by Blogger Widgets